Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Quais são os principais cuidados com um recém-nascido?

26 janeiro 2022

Os primeiros cuidados com um recém-nascido são primordiais para o seu bom desenvolvimento futuro

Esperado ansiosamente por muitos meses, chegou o grande momento de levar o novo membro da família para casa. Mas, principalmente para os pais de primeira viagem, existem muitas dúvidas sobre os primeiros cuidados com um recém-nascido. 

Nesse post vamos mostrar quais são alguns dos cuidados básicos e principais que precisam ser tomados nos primeiros dias de vida de um bebê. Continue aqui e saiba quais são, para não ficar em pânico quando chegar a hora. 

Tenha um cuidado especial com o banho 

Nos primeiros dias de vida, os bebês possuem o coto umbilical, um pequeno pedaço de pele que fica no umbigo do bebê depois do nascimento e que precisa ser higienizado.

Por isso, enquanto ele não cai, o ideal é que sejam poucos banhos por semana. Após ele cair, a frequência diária pode ser maior, mas o uso de sabonetes deve ser controlado para evitar o ressecamento da pele do bebê. 

A temperatura da água também precisa ser cuidada. É bem provável que na maternidade os pais recebam alguma orientação sobre isso. Nada de água muito fria ou muito quente, 36 ºC é o ideal. Quando manusear o bebê na água, fique atento para não deixar cair dentro do ouvido. 

Cuide para vestir o bebê adequadamente 

Acima de tudo, as roupas precisam ter praticidade, já que será preciso tirar e colocar várias vezes ao longo do dia para a troca de fraldas. Na hora de montar o enxoval do bebê, escolha aquelas roupinhas mais fáceis de vestir. 

Para o tecido da roupa, evite escolher qualquer um e não se informar sobre a peça.  Como a pele de um recém-nascido é sensível, opte por roupas 100% algodão. Evite fibras sintéticas ou outros adereços que podem causar incômodos e irritações. Na hora de lavar, lembre do conselho de vó ou mãe e lave tudo com sabão neutro.

Marque presença no pediatra 

As primeiras idas ao pediatra são muito importantes para o bebê. Dessa forma, o melhor é que você marque presença e preste atenção em tudo o que o médico disser. 

De acordo com o crescimento, as visitas diminuem, mas é imprescindível estar em todas e realizar todos os exames previstos. Siga também o calendário da vacinação e não perca as primeiras vacinas, já que são elas que irão proteger os bebês, em razão de eles ainda possuírem um sistema imunológico imaturo. 

Preste atenção na amamentação

Nos primeiros dias, é muito importante estimular o processo de amamentação, pois é o leite materno que protege os bebês contra muitas doenças e possui todos os nutrientes necessários no decorrer dos primeiros seis meses. Além disso, o ato de amamentar fortalece o vínculo entre mãe e filho. 

É difícil dizer uma frequência exata de amamentação em um dia, mas os bebês costumam ter fome a cada 2 ou 3 horas. Quando ele sentir fome, separe um lugar confortável e coloque o recém-nascido no peito. 

Crie um ambiente agradável para o recém-nascido em casa 

Os ambientes em que o bebê fica precisam transmitir conforto, aconchego e segurança. Nesse sentido, criar um local ideal também faz parte dos cuidados com um recém-nascido. No tempo de sono, tente diminuir possíveis barulhos em casa. Com isso, o bebê dorme mais tranquilo. 

Está à espera do seu bebê? Conheça mais sobre o armazenamento de células-tronco do cordão umbilical 

Já ouviu falar em armazenamento de células-tronco do cordão umbilical? Para os pais que optam por esse procedimento, após o nascimento do bebê, ainda no local do parto, é coletado o sangue diretamente do cordão umbilical e da placenta. Depois são feitos exames para saber se o material possui condições de ser preservado. 

Com isso, ficará armazenado um material que tem a possibilidade de proporcionar alternativas de tratamento para o seu bebê. Saiba mais sobre o nosso trabalho e veja como funciona aqui em nosso site. 

O que achou de aprender todos esses cuidados hoje? Desde o banho, até a roupa e o ambiente ideal. Agora você já sabe quais são os principais cuidados com um recém-nascido e pode esperar o nascimento do seu filho com serenidade.

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency