Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Calendário de vacina: conheça todas que seu bebê precisa tomar no primeiro ano

21 agosto 2020

Vamos te ajudar a organizar as datas de cada vacina que seu bebê precisa tomar durante o primeiro ano de vida. 

Quando o bebê nasce, ele sai da proteção da barriga para um território hostil, com milhares de bactérias e vírus que podem prejudicar a sua saúde. Para que seu sistema imunológico crie defesas contra as principais doenças como meningite, poliomielite, tuberculose, varicela, hepatite e gripe, existem as vacinas. 

Por meio da vacina, o corpo dele irá produzir células de defesa contra estas doenças, fortalecendo seu sistema imunológico. Ela é ainda mais importante em bebês prematuros pois são mais suscetíveis a doenças. 

Caso você já tenha iniciado a vacinação do seu pequeno, mas tenha perdido o prazo de alguma dose, leve-o assim que possível para vacinar. O importante é não perder nenhuma dose!

 

Logo nos primeiros dias de vida

Neste momento, seu bebê irá receber a vacina BCG (aquela que deixa uma marca no bracinho, como nós temos). Ela previne as formas mais graves de tuberculose e possui dose única. 

Nas primeiras 12 horas de vida é preciso aplicar a primeira dose contra Hepatite B, que previne a doença do mesmo nome. 

 

Aos 2 meses de idade

Durante o segundo mês de vida, seu filho precisará receber 4 vacinas que o protegerão durante a vida. 

A primeira dose da pentavalente que previne a coqueluche, a difteria, infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B e Hepatite B. 

A primeira dose da vacina da Poliomielite 1, 2 e 3 injetável, que é responsável por prevenir a paralisia infantil, uma doença grave, que pode ter consequências irreversíveis como paralisia das pernas, pé torto, osteoporose, dificuldade de falar e atrofia muscular.

A primeira dose da vacina contra o Rotavírus Humano é em forma de gotas e previne a diarréia causada pelo Rotavírus. 

E também a primeira dose da vacina Pneumocócica 10 Valente (conjugada) que previne comorbidades causadas pelo Pneumococo como otite, meningite e pneumonia.

 

Aos 3 meses de idade, somente uma vacina

Durante o terceiro mês de vida, seu bebê terá uma folga das picadas, recebendo apenas a primeira dose da vacina Meningocócica C conjugada, que previne uma doença extremamente invasiva causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C. 

 

No quarto mês de vida, iniciamos a segunda dose de algumas vacinas

Neste período, seu bebê irá receber a segunda dose de todas as vacinas que ele tomou aos dois meses, são elas a vacina de Poliomielite, Rotavírus, Pentavalente e Pneumocócica 10 Valente. 

 

Aos cinco meses, ele receberá a segunda dose de mais uma vacina

Para que seu bebê fique protegido, é importante que receba todas as doses do calendário de vacinas. Ao quinto mês, ele deverá retornar e tomar a segunda dose da vacina Meningocócica C. 

 

Ao sexto mês, somente duas vacinas

Quando seu filho estiver completando meio ano de vida, ele precisará retornar a uma unidade de saúde e tomar a terceira dose das vacinas Penta e Poliomielite (injetável). 

 

Com nove meses, chegou a vez da febre amarela

A vacina de febre amarela é em dose única e precisará ser aplicada nove meses após o nascimento do seu bebê. Ela previne a doença de mesmo nome que pode causar febre, dor de cabeça, náuseas, vômito e fadiga. A doença não possui tratamento, apenas medicamentos que possam atenuar o quadro. Por isso a vacinação é fundamental. 

 

Enfim, chegamos aos 12 meses!

Agora que o seu bebê já está perto de completar o primeiro aninho, ele já recebeu quase todas as doses de vacinas que podem impedi-lo de adquirir diversas doenças graves. 

As últimas picadinhas que ele receberá neste mês serão:

A primeira dose da Vacina Tríplice Viral que previne caxumba, sarampo e rubéola. Reforço da Pneumocócica 10 Valente e Reforço da Meningocócica C. 

 

Fique atento ao calendário e guarde bem a carteirinha de vacinação!

Lembre-se que todas estas vacinas estão disponíveis no SUS, ou seja, você pode proteger o seu bebê mesmo não tendo plano de saúde. Vá até a unidade mais próxima da sua casa e faça o cadastro do seu filho. Mantenha as vacinas sempre em dia, mesmo após o primeiro ano. Elas são a única garantia de que ele não irá contrair doenças agressivas e que podem deixá-lo com sequelas. 

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency