Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

7 doenças mais comuns que o bebê pode desenvolver nos primeiros 12 meses

26 novembro 2020

Descubra quais as doenças mais comuns e sintomas que precisamos ficar atentos em nossos bebês

A alegria da chegada de uma nova vida é simplesmente inigualável. Porém junto deste sentimento, chegam outros como preocupação e apreensão. Os bebês dependem 100% de nós e contam apenas com a nossa proteção para se manterem saudáveis durante os 12 meses e a aquisição de uma imunidade melhor, que irá protegê-los de certas doenças. 

Mas não se desespere. O importante é estar preparado para estas possíveis visitas indesejadas, sabendo como agir em cada uma delas. E lembre-se, tenha um pediatra de confiança!

 

Conheça as doenças mais comuns

Gripes e resfriados: Se você perceber que seu bebê está com o narizinho entupido, com olhos lacrimejando, tossindo, espirrando ou até mesmo com febre, ele pode estar com gripe ou resfriado. Mas nada de medicar por conta própria. Bebês são ainda mais sensíveis e uma visita ao pediatra é fundamental para definir diagnóstico e tratamentos. 

Otite: A infecção no ouvido geralmente vem acompanhada da gripe. Alguns sintomas incluem um bebê irritadiço, febre alta e congestão nasal.

Catapora: A catapora pode ser evitada por meio da vacinação. Mas se o seu bebê adquiri-la antes de se vacinar, alguns sintomas podem incluir bolhas avermelhadas com líquido transparente, coceira, febre alta e perda de apetite. Além de muito incômoda, essa doença é altamente contagiosa. Se o seu bebê recebeu esse diagnóstico, mantenha-o afastado de outras crianças por um período de 5 a 7 dias e siga o tratamento rigorosamente. 

Pneumonia: Causada por vírus ou bactérias, a pneumonia é uma doença mais grave que deve ser acompanhada de perto. Os sintomas podem incluir uma tosse com catarro, chiado ao respirar, febre alta, dificuldade para respirar e um bebê mais choroso. A melhor saída nesse caso, é marcar uma consulta com o pediatra para avaliação do seu filho. 

Sapinho: Caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas brancas similares a restos de leite nas regiões da língua, gengiva, lábios e céu da boca, o sapinho causa irritabilidade e desconforto no bebê. 

Virose intestinal: Os sintomas geralmente incluem diarréias, vômitos e cólicas que deixam o bebê mais irritado e choroso. 

Dermatite atópica: São feridas na pele que coçam e causam muita dor, podendo até mesmo formar crostas na pele do bebê. Podem vir acompanhadas de alergias respiratórias. 

 

Sempre consulte seu pediatra

O objetivo desse conteúdo é somente informar algumas doenças comuns que o seu bebê poderá ter até completar o primeiro ano de vida. Se perceber um comportamento atípico, ou até mesmo sintomas de qualquer uma das doenças citadas acima, procure um pediatra. 

Somente ele poderá avaliar seu filho, dar um diagnóstico e receitar os medicamentos mais adequados para que ele se recupere tranquilamente. 

 

Mantenha a carteirinha de vacinação sempre em dia

Outras doenças que eram comuns, hoje são consideradas raras devido à vacinação. Poliomielite, tuberculose e caxumba são só algumas que podemos citar. Quer saber mais sobre o calendário de vacinação e quais estão disponíveis no SUS? Confira!

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency