Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Estudo mostra que leite materno melhora o rendimento cardíaco de prematuros

22 junho 2022

A melhora do rendimento cardíaco em bebês prematuros que receberam leite materno se aproxima dos bebês que nasceram no período ideal 

Não é exagero quando alguém diz que o leite materno é a melhor e mais valiosa bebida que existe. Nele está tudo o que o bebê precisa para se manter saudável até o sexto mês de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que o aleitamento materno tenha a capacidade de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis. 

Recentemente mais um importante dado surge e coloca em destaque o papel da amamentação. Um estudo realizado com bebês prematuros revelou que as crianças que receberam leite materno tiveram melhor rendimento cardíaco em seu primeiro ano de vida. O resultado se aproxima, inclusive, dos bebês que nasceram entre a 37ª e a 42ª semanas. 

O post de hoje vai explicar mais sobre esse estudo e os benefícios do leite materno nos primeiros meses de vida, principalmente para os bebês prematuros. Continue sua leitura e saiba mais. 

Sobre o estudo 

Publicado no jornal acadêmico JAMA Network, a pesquisa foi feita com 80 bebês prematuros, nascidos entre 2011 e 2013. Um bebê prematuro é aquele que nasce antes de chegar a 37 semanas de gravidez.

O estudo foi liderado pelo professor e neomatologista Afif EL-Khuffash, da  University of Medicine and Health Sciences, na Irlanda, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Oxford; Hospital Mount Sinai, de Toronto; Northwestern University Feinberg School of Medicine; Washington University School of Medicine e Harvard Medical School. 

Por que o leite materno é tão importante 

Por possuir os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê, o leite materno ainda é capaz de proteger contra infecções. Existem componentes encontrados apenas nesse alimento e que são indispensáveis no desenvolvimento do recém-nascido.

Os oligossacarídeos, por exemplo, são um tipo de açúcar encontrado no alimento. Eles oferecem muitos benefícios à saúde, auxiliando na formação de um sistema digestivo saudável. 

Além de evitar infecções, diarreias e diminuir o risco de doenças como colesterol alto, diabetes e hipertensão, a amamentação ainda colabora no desenvolvimento da cavidade bucal. E, fora os impactos diretos na saúde do bebê, o ato de amamentar cria um momento especial entre mãe e filho. 

No caso dos bebês prematuros, eles são mais suscetíveis a condições sérias que podem afetar a sua saúde, uma vez que fatores importantes para o seu desenvolvimento não foram recebidos através da placenta em sua totalidade, por conta do nascimento antes do tempo. 

Descobertas relevantes sobre o leite materno para prematuros 

Durante a pesquisa, foi observado que o consumo de leite materno em proporções elevadas nos primeiros meses de vida, mais especificamente nas primeiras semanas, colabora na normalização de problemas cardiovasculares em bebês prematuros, que possuem uma função cardíaca prejudicada.

A melhora foi superior aos bebês que tiveram mais ingestão de fórmulas, aproximando-se dos índices de crianças saudáveis. Ao falar sobre a pesquisa para o site oficial da universidade, o professor Afif destaca que “Este estudo fornece a primeira evidência de uma associação entre nutrição pós-natal precoce em bebês prematuros e função cardíaca durante o primeiro ano de idade, e soma aos já conhecidos benefícios do leite materno para bebês nascidos prematuramente”. 

Saiba mais sobre o armazenamento de células-tronco do cordão umbilical

A Cryogene é o primeiro banco de armazenamento de sangue de cordão umbilical do Brasil. Com isso, é possível ter alternativas de tratamento para o seu bebê. 

Acesso nosso site e entenda mais sobre isso! 

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency