Um estudo mostra que cerca de 60% das mulheres em idade fértil desejam ter filhos mesmo depois de passarem pelo tratamento de câncer de mama.
Você faz parte deste grupo? A boa notícia é que, com o avanço da medicina, muitas mulheres conseguem realizar o sonho de ser mãe após vencer a luta contra a doença.
Por isso, preparamos este conteúdo com as informações que você precisa saber sobre a maternidade depois do tratamento de câncer. Veja a seguir.
Primeiramente, é importante esclarecer que cada caso tem a sua particularidade, por isso, a paciente deverá consultar o médico oncologista que acompanhou o tratamento para saber quais as possibilidades dela engravidar.
Há também a possibilidade do câncer ressurgir durante a gravidez. Nestes casos deve- se ter muita atenção, pois as terapias oncológicas podem ser nocivas à saúde dos bebês.
Por isso alguns médicos oncologistas recomendam uma espera de até 5 anos antes de engravidar para evitar esse tipo de caso.
O que acontece em muitos casos é que a doença e seu tratamento podem afetar a fertilidade da mulher, tornando a gravidez um sonho ainda mais difícil após a luta contra o câncer.
Entretanto, na maioria dos casos de gravidez após o câncer está relacionada a técnica da criopreservação dos óvulos e embriões que é feita antes de iniciar os tratamentos oncológicos.
Mas lembre-se que: qualquer decisão relacionada a gravidez após o diagnóstico da doença deve ser baseada nas orientações do médico oncologista que acompanha o seu caso.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Veja também em nosso blog como as células-tronco podem ajudar no combate ao câncer de mama.
Conheça os principais fatores que podem causar ...
Cientistas descobrem células-T no sistema imunológico humano ...
Veja o que dizem os especialistas sobre ...
Saiba por que as células-tronco do cordão ...
Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.
Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040
Fone: (41) 3014-3009
Entre em contato
Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br