Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Células-tronco e o tratamento contra câncer de mama

15 outubro 2020

Dia a dia, cientistas estudam novas maneiras para combater o câncer de mama de modo menos invasivo e mais eficaz. 

Os números assustam e só crescem. O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Segundo dados de 2018, foram 13,84 óbitos a cada 100 mil mulheres. Quando consideramos a mortalidade proporcional de mulheres no período de 2014 a 2018, o golpe é ainda maior. O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade, sendo responsável por 16,5% de todos os óbitos no país. 

Essa doença pode ter uma progressão mais lenta ou rápida, variando de acordo com o tipo de tumor de cada paciente, porém quando diagnosticada cedo, tem excelentes chances de cura. 

Porém o tratamento ainda se mostra agressivo. Muitas vezes as mulheres precisam se submeter à mastectomia radical, passar por diversas sessões de quimioterapia e radioterapia ao longo de meses para só depois se ver livre da doença. E é este fardo pesado que os cientistas tentam aliviar, estudando um tratamento inovador a partir do uso de células-tronco. 

Basicamente, os pesquisadores utilizaram as células-tronco para “adestrar” nosso sistema imunológico a reconhecer as células do câncer de mama e destruí-las

Como funciona a pesquisa?

Os cientistas da universidade de Stanford, nos Estados Unidos, perceberam uma estrutura específica em comum entre as células-tronco e as cancerígenas, os antígenos. A partir dessa constatação, surgiu a hipótese de que as células-tronco pudessem agir como uma vacina, programando o nosso corpo a lutar contra o tumor. 

Eles selecionaram um conjunto com 75 cobaias composta por roedores e colocaram a nova teoria à prova. De todo este grupo, cerca de 70% rejeitou completamente as células de câncer, acabando com a doença. E os outros 30% desenvolveram formas muito mais brandas de tumor. Esta eficácia foi constatada em câncer de mama, de pele e de pulmão. 

Agora, os cientistas esperam que a pesquisa avance o suficiente para disseminar um novo tratamento em que as células presentes na pele e sangue do próprio paciente possam ser habilitadas a lutar contra os mais diversos tipos de câncer. 

Você sabia que os seus hábitos podem aumentar a chance de contrair câncer de mama?

O INCA estima que cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com a adoção de simples hábitos saudáveis. Entre eles estão:

  • Evitar o uso de hormônios sintéticos como terapia de reposição hormonal e anticoncepcional;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Evitar sobrepeso e obesidade;
  • Alimentar-se de modo saudável;
  • Amamentar durante a gestação;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

Lembre-se também de realizar o exame preventivo regularmente com seu ginecologista e o autoexame sempre que possível na sua casa.

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency