Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Tudo que você precisa saber sobre diabetes gestacional

24 fevereiro 2021

É recomendado que todas as gestantes pesquisem a partir da 24ª semana de gravidez como está a glicose em jejum, a fim de verificar uma possível diabetes gestacional.

 

Durante a gestação, o corpo da mulher passa a se adaptar para receber e liberar os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê. Adaptações hormonais, e outras mudanças no organismo da mulher são algumas transformações comuns durante a gravidez. 

Neste sentido, a placenta é uma delas, sendo uma fonte de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo para o bebê. 

Essa diminuição da ação da insulina pode ser compensada no pâncreas materno. Entretanto, em algumas mulheres, o processo pode não ocorrer assim e elas acabam desenvolvendo uma diabetes gestacional. Entenda sobre o assunto em nosso Blog!

 

Diabetes gestacional

O diabetes gestacional se caracteriza pelo aumento do nível de glicose no sangue. Este nível elevado pode levar a complicações na saúde do bebê, como por exemplo, quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intra-uterino, há maior risco de crescimento fetal excessivo(macrossomia fetal) e, conseqüentemente, partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta. 

 

Como diagnosticar?

O diagnóstico e observância dos níveis de glicose no sangue da gestante é o principal parâmetro para detecção de uma diabetes gestacional. 

Recomenda-se que já a partir da 24ª semana (6º mês) de gravidez seja realizado periodicamente exames para verificar como está a glicose em jejum e também a glicemia após estímulo da ingestão de glicose – conhecido como o chamado teste oral de tolerância à glicose. 

Caso a glicose no sangue venha com valores iguais ou maiores a 92 mg/dl no jejum ou 180 mg/dl e 153 mg/dl respectivamente 1 hora e 2 horas após a ingestão do açúcar, é considerado o diagnóstico de diabetes gestacional.

 

Prevenção e tratamento

Em caso de detecção de uma diabetes gestacional, recomenda-se a prática de atividade física, como uma medida de grande eficácia para redução dos níveis glicêmicos. A atividade deve ser feita somente depois de avaliada se existe alguma contra-indicação, como por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro.

A mulher que teve diabetes gestacional deve realizar um novo teste oral de tolerância à glicose, sem estar em uso de medicamentos antidiabéticos.

De maneira geral, é um quadro que pode ser revertido na paciente com uma alimentação nutricional adequada e exercícios regulares.

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency