Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Quais são os tipos de células-tronco?

02 dezembro 2021

Saiba os tipos de células-tronco podem auxiliar no tratamento de doenças

As células-tronco podem ser encontradas em todos os órgãos do corpo humano e como você leu por aqui em nosso blog, elas possuem uma capacidade regenerativa poderosa que auxilia no tratamento de diversas doenças. 

Por exemplo, em alguns casos que elas são utilizadas para tratar algum órgão doente, evitando que seja necessário substituí-lo pelo órgão de algum doador.

Por isso, recomenda-se a coleta destas células desde o início, no momento do nascimento. Assim, futuramente elas podem auxiliar em casos de necessidade.

Mas você sabia que existem mais de um tipo delas? Confira!

3 tipos de células-tronco

Existem três tipos de células-tronco, as embrionárias, as adultas e as pluripotentes induzidas, desenvolvidas em laboratório. Saiba mais sobre cada um delas:

Células-tronco embrionárias

Elas são formadas no início do desenvolvimento embrionário e dão origem às demais células que formam o corpo humano. Podem ser localizadas no interior do embrião entre o quarto e o quinto dia após a fecundação.

Isso quer dizer que ela é encontrada antes do processo de especialização, ou seja quando ela começa a formar órgãos como o cérebro e o coração.

Células-tronco adulta

São responsáveis por renovar todos os tecidos do corpo humano. Pode ser encontrada em qualquer órgão do corpo humano, mas normalmente são coletadas da medula óssea, sangue ou cordão umbilical.

Pluripotentes induzidas

Desenvolvidas por cientistas em laboratório em 2007, a partir da pele. São capazes de se diferenciar em diversos tipos de células.

Tratamento de doenças

Teoricamente, qualquer tipo de doença que provoque a degeneração de tecidos pode ser tratada por meio da terapia celular, quando substituímos células doentes, por outras saudáveis.

Cada uma destes tipos de células-tronco possuem uma função diferente no tratamento de doenças, no entanto elas também podem de complementar, em casos específicos.

Terapias em testes experimentais

Existem algumas doenças que já são tratadas com a utilização de tipos de células-tronco, porém ainda estão em fase experimental, usando, inclusive, células-tronco obtidas de sangue de cordão umbilical. Os resultados são promissores e conforme o avanço da medicina, serão cada vez mais aprimorados.

Veja algumas:

  • Diabetes;
  • Doenças do coração;
  • Doenças do fígado;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Mal de Parkinson;
  • Lesão medular.

Se interessou pelo assunto? Acesse o nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency