Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

O que é parto humanizado e qual a diferença entre ele e o parto normal?

28 agosto 2020

O parto humanizado é muito escolhido por mulheres que querem dar à luz de uma forma mais natural

Muitas mulheres se sentem mais seguras tendo seu filho em um hospital, onde tudo será monitorado e o ambiente é considerado controlado. O parto tem sido visto cada vez com mais frequência, como um momento mágico, que deve ser apreciado e vivido com toda a intensidade e emoções.  Por isso, cada vez mais mulheres se sentem atraídas a querer um parto humanizado, onde possam viver este momento de modo intenso e seguro.

 

Qual a definição de parto normal? 

Este é o parto não-cirúrgico mais comum nos hospitais. Nele, o bebê e a mãe são monitorados a todo momento. A gestante pode optar por receber medicamentos para a dor, porém de um modo geral o procedimento é controlado pelos médicos. Ela normalmente dará a luz em uma cama de hospital, deitada e tudo ocorre de maneira planejada. A gestante tem direito a um acompanhante que fique ao seu lado sempre que desejar. 

 

O que é violência obstétrica

Muitas gestantes não sabem, mas existem alguns direitos fundamentais que elas possuem e não raramente, são desrespeitados para que tudo ocorra de forma rápida.

 

  • É comum o médico forçar cesárea; 
  • Medicar a gestante contra sua vontade ou não medicar contra dor
  • Impedir a entrada do acompanhante;
  • Fazer manobras na barriga para que o bebê encaixe;
  • Episiotomia sem indicação médica. Na episiotomia é feito um corte na vagina que supostamente aceleraria o parto e não deixaria o bebê sofrer. Muitas vezes o procedimento é feito sem necessidade e sem consentimento da gestante, além de não utilizar anestesia. 
  •  Ponto do marido, que pode trazer dores por um longo período.

Independente de escolher o parto humanizado ou o parto normal, seus direitos devem ser respeitados e você deve ser informada a todo momento sobre o que está sendo feito. Além de solicitar autorização para qualquer procedimento que seja necessário. Qualquer conduta inadequada, ofensa, procedimento desnecessário é caracterizado como violência obstétrica. 

 

O que é o parto humanizado?

Ele é caracterizado por um conjunto de condutas que são adotadas do pré-natal ao nascimento, utilizando técnicas pautadas por evidências científicas que tragam maior benefício para a saúde da mãe e do bebê, e reduzam os riscos de complicações. Esta técnica também valoriza o protagonismo da mulher, respeitando suas escolhas. 

Parto humanizado não é sinônimo de parto natural. Parto humanizado significa que a mulher encontrará um ambiente acolhedor para dar à luz, cercada de pessoas que a apoiem e profissionais que respeitem suas escolhas, sem interferências desnecessárias.  A mãe pode optar por técnicas de relaxamento como massagens,banhos quentes e música. 

Ela também não é privada de se alimentar ou hidratar e principalmente pode escolher a posição mais confortável para seu bebê nascer. A equipe é responsável por utilizar técnicas que diminuam as chances de lesão no períneo, oferecer medicamentos, caso sejam necessários e proporcionar que a mãe tenha contato com o bebê logo após o parto, tendo a oportunidade de sentir e amamentar seu filho. 

O parto humanizado pode acontecer tanto em casa quanto no hospital. Para isso, a gestante deve encontrar uma equipe que tenha a disponibilidade de acompanhá-la e oferecer todo o suporte neste momento. Frequentemente, as mães optam por ter o acompanhamento de uma doula, uma assistente de parto. Infelizmente, não são todos os hospitais que possuem esse recurso e muitas vezes a família precisará contratar de modo particular. 

 

Existe cesárea humanizada?

Sim, na cesárea humanizada, a mãe e o bebê recebem todos os cuidados padrão, com o adicional de poderem ficar juntinhos logo após o nascimento. Sem pressa para efetuar o teste do pezinho e corte do cordão umbilical. Além de ter direito ao acompanhante a todo momento na sala de parto. 

 

O melhor parto é você quem decide

Independente de você optar pelo parto normal, parto humanizado ou cesárea, o importante é que você e seu bebê fiquem seguros e saudáveis. Este é um momento único em suas vidas, que merece estar repleto de boas lembranças.

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency