Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Gravidez tardia: qual a relação entre idade e gravidez?

29 maio 2019

Saiba mais sobre a gravidez tardia e a relação entre idade e fertilidade.

Seja por motivos pessoais ou profissionais, hoje cada vez mais mulheres optam por uma gravidez tardia. O desenvolvimento de métodos anticoncepcionais mais seguros também contribui para que elas possam escolher o melhor momento para engravidar.

Mas qual seria esse melhor momento para engravidar?

O critério também evoluiu com o tempo. Nos anos 60, a idade ideal para dar à luz era entre os 18 e 25 anos. Hoje em dia, considera-se uma faixa ideal para a primeira gravidez entre os 20 e os 30 anos.

Qual a relação entre idade e gravidez?

 

Basicamente as chances de sucesso de uma gravidez natural são maiores nas mulheres mais jovens, e diminuem gradativamente com o passar dos anos.

GRAVIDEZ ENTRE OS 20 E 30 ANOS

Este é o períod oideal para a gravidez, do ponto de vista médico. Isso porque nessa fase os óvulos ainda são novos, e a fertilidade está em alta.

Toda mulher nasce com um estoque de aproximadamente 2 milhões de óvulos. Quando chegam à puberdade, já restam apenas 400 mil.

Com os óvulos mais novos, aumentam as chances de gravidez. Neste período o corpo feminino também apresenta menos riscos de problemas durante a gestação, e o bebê terá menor risco de apresentar falhas genéticas.

 

Outra vantagem da gravidez antes dos 30 é que os hormônios produzidos durante a gestação ajudam a prevenir o câncer de mama. A amamentação também altera as células do tecido mamário, reduzindo o risco da doença.

GRAVIDEZ APÓS OS 30 ANOS

Entre os 30 e os 35 anos, os médicos ainda consideram uma fase boa para engravidar.

Um estudo do Ministério da Saúde revelou que 30,2% das mulheres escolhem ser mãe após os 30 anos. Antes da virada do século XX, esse percentual era de 22.5%.

Depois dos 35, as chances de uma gravidez tardia começam a reduzir. A quantidade e a qualidade dos óvulos já estão bem reduzidas, e só pioram com o passar dos anos.

A recomendação dos especialistas para mulheres nessa idade, que desejam engravidar mais para frente, é de congelar os óvulos.

GRAVIDEZ TARDIA APÓS OS 40 ANOS

Toda gravidez após os 40 anos é considerada de risco. As chances de problemas na gestação após essa idade aumentam, e os principais são a hipertensão, risco de aborto, alterações genéticas e pré-eclâmpsia.

Portanto, a orientação para as mulheres que desejam ser mãe após os 40, é de procurar um especialista em gravidez tardia para acompanhar todo o processo.

CRYOGENE

A Cryogene agrupa todo o conhecimento e experiência internacionalmente disponível para proporcionar o mais seguro, responsável e atualizado serviço de armazenamento de células-tronco.

Somos o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Autólogo do Brasil a obter a certificação ISO.

Saiba mais aqui:

http://www.cryogene.com.br/index.php/credibilidade/

 

fontes:

 

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/gravidez-tardia-entrevista/

 

https://bebe.abril.com.br/gravidez/as-diferencas-de-engravidar-aos-20-30-ou-40-

anos-de-idade/

 

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency