Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Entenda a diferença entre células-tronco do cordão umbilical e medula óssea

19 abril 2022

Saiba por que as células-tronco do cordão umbilical são as mais utilizadas para tratamentos de doenças.


As células-tronco do cordão umbilical começaram a ser utilizadas como alternativa de tratamento para doenças a partir de 1988, na França.

Antes disso, o transplante de células-tronco já era praticado pela medicina, no entanto, as células eram coletadas da medula óssea de um adulto saudável e compatível com o paciente.

Porém, devido a complexidade desse tipo de procedimento, levando em consideração a dificuldade para encontrar um doador compatível, o transplante de medula óssea foi, aos poucos, “perdendo espaço” na medicina. 

Células-tronco do cordão umbilical x medula óssea

Devido a sua facilidade de obtenção, disponibilidade imediata e maior facilidade para compatibilidade, as células-tronco coletadas do sangue do cordão umbilical são as mais utilizadas atualmente para tratamento de doenças. Entenda a seguir:

Cordão umbilical: são necessárias 12.000 amostras para encontrar uma compatível.

Medula óssea: são necessárias 1.000.000 de amostras para encontrar uma compatível.

Em resumo, um paciente que espera por uma doação precisa aguardar muito mais tempo para encontrar células compatíveis coletadas da medula óssea. Por isso, as células do cordão umbilical são uma excelente alternativa para diminuir a fila de espera.

Doenças que podem ser tratadas 

Em razão de sua capacidade regenerativa, as células-tronco são muito utilizadas pela medicina para tratar uma diversidade de doenças. Conheça algumas delas:

  • Alzheimer
  • Parkinson
  • Câncer
  • Diabetes
  • Doenças degenerativas
  • Doenças cardíacas

Com o avanço científico, é possível que esta lista aumente ainda mais, pois já existem estudos que apontam novas possibilidades para o tratamento de AVC e HIV, por exemplo.

Armazenamento de células-tronco 

Para garantir que o seu filho tenha acesso garantido a esta forma de tratamento no futuro, recomendamos armazenar o material genético logo após o nascimento da criança.

E para isso, você pode contar com os serviços da Cryogene, o primeiro banco especializado na coleta de sangue de cordão umbilical do Brasil a obter a certificação ISO de qualidade.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency