Para fazer uma analogia, o cordão umbilical pode ser comparado a uma ponte, porque é a estrutura responsável por ligar o corpo do bebê ao da mãe, mantendo-o vivo.
Nos humanos, é formado na quinta semana de gestação, e une o bebê à mãe durante toda a vida uterina. Vale destacar que ele só existe nos mamíferos.
Ele é formado por uma veia e duas artérias, que ficam envolvidas na geleia de Wharton, um tecido gelatinoso. Uma das pontas do cordão umbilical fica ligada ao umbigo do bebê, e a outra à região central da placenta.
O sangue do feto passa pelas artérias umbilicais e chega até a placenta, onde ocorrem trocas de substâncias. Em seguida, o fluxo sanguíneo volta ao bebê através da veia, já rico em nutrientes e oxigênio.
O cordão umbilical passa a ser monitorado nos ultrassons entre a 8ª e a 10ª semana de gravidez. A vitalidade da placenta e do feto são acompanhadas pelo funcionamento do cordão umbilical.
Um exame chamado dopplervelocimetria é realizado na 28ª semana nas artérias umbilicais. Assim, alterações podem indicar má oxigenação, um dos sinais de sofrimento fetal.
Na hora do parto, o bebê permanece ligado à mãe pelo cordão umbilical, que ainda pulsa por 3 minutos.
Mesmo respirando normalmente, o bebê continua recebendo oxigênio e nutrientes por ali. O Ministério da Saúde recomenda esperar os 3 minutos para fazer o clampeamento (grampeamento) do cordão umbilical, prevenindo assim o risco de anemia.
O sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco, que podem ser utilizadas no transplante de medula óssea.
O transplante é indicado para pacientes com leucemia aguda, mieloma múltiplo, e outras 70 doenças do sistema imune e sanguíneo.
A Cryogene agrupa todo o conhecimento e experiência internacionalmente disponível para proporcionar o mais seguro, responsável e atualizado serviço de armazenamento de células-tronco.
Somos o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Autólogo do Brasil a obter a certificação ISO. Saiba mais, clicando aqui!
A medicina regenerativa tem avançado significativamente no ...
A melhora do rendimento cardíaco em bebês ...
Conheça os principais fatores que podem causar ...
Cientistas descobrem células-T no sistema imunológico humano ...
Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.
Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040
Fone: (41) 3014-3009
Entre em contato
Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br