Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Cordão umbilical: entenda sua importância

19 junho 2019

Você sabe para que serve o cordão umbilical?

 

Para fazer uma analogia, ele pode ser comparado a uma ponte, porque é a estrutura responsável por ligar o corpo do bebê ao da mãe, mantendo-o vivo.

 

Mas do que ele é feito?

 

Nos humanos, é formado na quinta semana de gestação, e une o bebê à mãe durante toda a vida uterina. Vale destacar que ele só existe nos mamíferos.

 

Ele é formado por uma veia e duas artérias, que ficam envolvidas na geleia de Wharton, um tecido gelatinoso. Uma das pontas do cordão umbilical fica ligada ao umbigo do bebê, e a outra à região central da placenta.

 

E como funciona?

 

O sangue do feto passa pelas artérias umbilicais, e chega até a placenta, onde ocorrem trocas de substâncias. Em seguida, o fluxo sanguíneo volta ao bebê através da veia, já rico em nutrientes e oxigênio.

 

O cordão umbilical passa a ser monitorado nos ultrassons entre a 8ª e a 10ª semana de gravidez. A vitalidade da placenta e do feto são acompanhadas pelo funcionamento do cordão umbilical.

 

Um exame chamado dopplervelocimetria é realizado na 28ª semana nas artérias umbilicais. Alterações podem indicar má oxigenação, um dos sinais de sofrimento fetal.

 

Quando o cordão é cortado?

 

Na hora do parto, o bebê permanece ligado à mãe pelo cordão umbilical, que ainda pulsa por 3 minutos.

 

Mesmo respirando normalmente, o bebê continua recebendo oxigênio e nutrientes por ali. O Ministério da Saúde recomenda esperar os 3 minutos para fazer o clampeamento (grampeamento) do cordão umbilical, prevenindo assim o risco de anemia.

 

Além disso, qual sua importância?

 

O sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco, que podem ser utilizadas no transplante de medula óssea.

 

O transplante é indicado para pacientes com leucemia aguda, mieloma múltiplo, e outras 70 doenças do sistema imune e sanguíneo.

 

CRYOGENE

 

A Cryogene agrupa todo o conhecimento e experiência internacionalmente disponível para proporcionar o mais seguro, responsável e atualizado serviço de armazenamento de células-tronco.

 

Somos o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Autólogo do Brasil a obter a certificação ISO.

 

Saiba mais aqui.

 

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency