Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Como funciona o transplante de células-tronco do cordão umbilical para pacientes com câncer?

22 outubro 2020

O processo de transplante de células-tronco de cordão umbilical é semelhante ao tradicionalmente utilizado em transplantes de medula óssea

Você provavelmente já deve ter se deparado com a história de um paciente que recebeu o diagnóstico de leucemia. Além de quimioterapia e radioterapia, estas pessoas enfrentam ainda a dura batalha por encontrar um doador compatível para receber um transplante de medula e assim, melhorar suas chances de cura.
Infelizmente, a maioria chega a passar anos nesta busca. Isso porque, mesmo para os que possuem irmãos, a chance de compatibilidade é de apenas 30%, e para pessoas sem grau de parentesco esse número diminui ainda mais.

Para potencializar as chances de cura e diminuir a espera de centenas de pacientes, cientistas descobriram uma nova fonte de células-tronco que pode ser utilizada neste tratamento: as células-tronco vindas do cordão umbilical.

Por que o transplante de células-tronco de cordão umbilical é mais fácil?

Devido a imaturidade das células presentes no cordão umbilical, não existe a necessidade de que a compatibilidade seja tão acentuada como no transplante de medula, o que torna o tratamento mais ágil.
A partir dessa constatação, um material que muitas vezes era jogado fora, se tornou vital e ainda mais relevante através da criopreservação na Cryogene.

Como funciona?

O paciente que busca um doador sem parentesco será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Rereme) que irá conter todas as características relevantes para a compatibilidade entre paciente e doador registradas no Redome (terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo), afim de localizar um doador compatível.

Após a localização de um doador compatível ou do descongelamento de células-tronco de cordão umbilical armazenadas em bancos particulares, o paciente irá receber o conteúdo por um processo muito semelhante ao de uma transfusão de sangue.

Pense no futuro da sua família, contate a Cryogene

Além do transplante de células-tronco para leucemia que já é uma realidade, a ciência estuda o enorme potencial das células-tronco para curar e tratar as mais diversas doenças que hoje exigem soluções complexas. Coletar as células do cordão umbilical do seu filho será um procedimento totalmente indolor que poderá garantir uma variedade de tratamentos no futuro. Conheça a Cryogene.

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency