Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Como cuidar de um recém-nascido?

07 janeiro 2020

Dicas essenciais para a saúde do recém-nascido durante os seus 28 dias de vida.

Logo antes de nascer, os pais já começam a estudar e se preparar para a chegada do mais novo membro da família. É comum que surjam preocupações e também muitos palpites de pessoas próximas (que nem sempre fazem bem à mãe e ao recém-nascido).

Todos sabemos que os bebês nos primeiros meses de vida não têm anticorpos suficientes para combater uma infecção ou, até mesmo, uma gripe simples. Por isso, vacinar é muito importante para que as crianças desenvolvam anticorpos e mantenham uma boa saúde! 

Além disso, é necessário evitar visitas ao bebê no primeiro mês de vida. Caso queira receber alguém, certifique-se de que a pessoa está com boa saúde e que higienizou as mãos antes de tocá-lo. Isso vale para os pais também! Assim, evita-se doenças ao recém-nascido.

É importante ressaltar que as visitas sejam rápidas, pois o bebê precisa dormir muito no seu primeiro mês. Ou seja, em torno de 16 horas por dia

Durante o sono, o organismo trabalha para fortalecer o sistema imunológico. Também é necessário que haja silêncio em casa, principalmente na hora da amamentação e na hora de dormir.

A higienização do bebê

O primeiro banho do bebê em casa é sempre inesquecível, não é mesmo!? Separe tudo que você vai precisar, e deixe por perto: 

  • sabonete hipoalergênico; 
  • algodão; 
  • toalha; e 
  • roupa. 

Lembre-se: a água da banheira precisa estar em 36 graus para que fique confortável ao recém-nascido.

Durante o banho, limpe os olhos com algodão e água, de maneira delicada. Após o banho, limpe a orelha, apenas a parte externa, utilize levemente a toalha ou um cotonete. Não é necessário limpar o ouvido, pois pode gerar incômodo. 

Quando for trocar a fralda, evite lenços umedecidos que contém químicos que podem irritar a pele do bebê. Prefira algodão e água morna. 

Nesse período, o recém-nascido faz cocô em torno de 8 vezes por dia. Então, será necessário trocar a fralda várias vezes. Lembre-se de limpá-lo de frente para trás, sempre de maneira suave!

Algumas dúvidas frequentes

Quando ocorre a ida ao pediatra?

Depois da alta hospitalar, a visita ao pediatra ocorre durante a semana para avaliar a saúde do bebê. Assim, o profissional estabelecerá as próximas visitas: normalmente depois de quinze dias, e depois mensalmente.

Devo levar o recém-nascido ao banho de sol?

Sim, mas com os cuidados necessários. O banho de sol deve ser rápido (no máximo 15 minutos e apenas na perna do bebê, já que sua pele é muito delicada)! Além disso, deve-se evitar os horários com maior incidência de raios ultravioletas. O ideal é passear no sol de manhã ou final da tarde.

Como aliviar as cólicas?

As cólicas intestinais são normais a partir da terceira semana, e o bebê ficará incomodado. Aprenda com o pediatra a realizar massagens para aliviar a dor. As compressas mornas também ajudam nessas ocasiões, mas tome cuidado com a temperatura e nunca coloque diretamente sobre a pele do recém-nascido!

Conheça a Cryogene

Sabia que as células-tronco têm a possibilidade de proporcionar alternativas de tratamentos para o seu bebê? Armazene as células-tronco do bebê obtidas através da coleta de sangue do cordão umbilical e placentário, no momento do parto!

Ainda não sabemos a que ponto a tecnologia chegará, mas, hoje, já vemos a aplicabilidade das células-tronco em tratamentos de saúde. E, a cada ano, novidades são apresentadas. Saiba mais aqui!

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency