Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Cigarro eletrônico prejudica células-tronco

07 agosto 2019

O cigarro eletrônico é visto por muitos fumantes como uma opção mais “saudável” para o vício em nicotina.

 

Mas pesquisadores da Universidade da Califórnia provaram que ele não é tão inofensivo assim. Publicado na revista iScience, o estudo analisou uma das principais marcas de cigarro eletrônico, a Vuse.

 

Os pesquisadores identificaram que o cigarro eletrônico pode estressar células-tronco neurais cruciais para o cérebro, acelerando o envelhecimento e causando doenças neurodegenerativas.

 

COMO O CIGARRO ELETRÔNICO PREJUDICA AS CÉLULAS-TRONCO

 

Para a nicotina ser consumida pelo organismo, o cigarro eletrônico utiliza o calor para transformá-la em aerossóis. 

 

Os pesquisadores utilizaram camundongos para os testes. E identificaram nas células-tronco neurais um mecanismo oculto induzido pelo cigarro eletrônico, conhecido como Hiperfusão Mitocondrial Induzida por Estresse (SIMH).

 

A exposição das células-tronco a líquidos eletrônicos, aerossóis ou nicotina presentes no cigarro eletrônico produz uma resposta de sobrevivência, que é a SIMH.

 

Os receptores especiais da membrana das células-tronco neurais são inundados pelos altos níveis de nicotina no cigarro eletrônico. A nicotina se liga aos receptores, fazendo com que se abram. 

 

Com isso, cálcio e outros íons começam a entrar nas células, provocando uma sobrecarga de cálcio. 

 

E o problema é que cálcio em excesso na mitocôndria é prejudicial. Ele provoca o inchaço das organelas, mudando sua morfologia e funções. Elas podem inclusive se romper, liberando moléculas que levam a célula à morte.

 

CONHEÇA A CRYOGENE

 

As células-tronco têm a possibilidade de proporcionar alternativas em tratamentos para o seu bebê.

 

Saber que as células-tronco de seus descendentes poderão ser armazenadas em um banco seguro e confiável – e prontas para serem utilizadas em tratamentos – é a maior motivação para a contratação dos serviços da Cryogene.

 

Ainda não sabemos a que ponto a tecnologia chegará, mas hoje já vemos aplicabilidade das células tronco em tratamentos de saúde e a cada ano novidades são apresentadas.

 

Saiba mais aqui!

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency