Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Células-tronco: aplicações e estudos realizados para tratamentos de doenças

14 maio 2019

Além do transplante de medula óssea, as células-tronco já estão sendo utilizadas em uma série de pesquisas e tratamentos.

Que as células-tronco podem ser armazenadas e utilizadas no tratamento de doenças não é novidade. No entanto, muitas famílias ainda têm dúvidas de como elas são aplicadas durante um tratamento, e como encontrar um laboratório de confiança.

Por isso, hoje vamos falar sobre alguns tratamentos que já estão sendo realizados com células-tronco.

Por que as células-tronco são tão especiais?

As células-tronco são capazes de se auto renovar. Elas podem dar origem a outras células-tronco, e quando recebem estímulos adequados podem dar origem a outras células especializadas de nosso corpo, como os neurônios por exemplo.

Tratamentos e pesquisas

Atualmente, as células-tronco são utilizadas em terapias celulares, e na criação de modelos de pesquisa. Os estudos contribuem para o entendimento de uma série de doenças, e no desenvolvimento de medicamentos.

Confira alguns dos usos já aprovados de células-tronco:

Transplante de medula óssea

Foi o primeiro uso das células-tronco em tratamentos. O transplante das células-tronco hematopoiéticas faz com que as novas células produzidas pela medula óssea sejam saudáveis.

Esse tratamento é utilizado em doenças como leucemia, linfomas, anemias, imunodeficiências congênitas, osteoporose, entre outras.

Lipoenxertia sem reabsorção

Alguns países já utilizam as células-tronco para enriquecer a gordura do corpo enxertada em outras regiões. As células-tronco reduzem em até 90% as chances de reabsorção do tecido adiposo (quando o organismo entende que a gordura precisa ser realocada).

Pesquisas em andamento:

Medicamentos

O Prochymal é o primeiro medicamento que utiliza células-tronco em terapias celulares. Ele pode ser usado no tratamento de doenças como infarto agudo do miocárdio, diabetes e doença de Crohn. Ele já foi aprovado no Canadá, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Japão.

Autismo

Especialistas estão entendendo melhor como funcionam os neurônios dos autistas. Eles fazem a reprogramação das células de pessoas com autismo, induzindo a se tornarem neurônios.

Com isso é possível reproduzir exatamente os neurônios de crianças com e sem autismo, para usar esses modelos para testar novos medicamentos.

Órgãos para transplante

Cientistas estudam como criar órgãos inteiros a partir de células-tronco. Se forem usadas as células-tronco do próprio paciente, não haveria risco de rejeição deste novo órgão.

Cryogene

A Cryogene agrupa todo o conhecimento e experiência internacionalmente disponível para proporcionar o mais seguro, responsável e atualizado serviço de armazenamento de células-tronco.

Somos o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Autólogo do Brasil a obter a certificação ISO.

 

Saiba mais aqui: http://www.cryogene.com.br/index.php/credibilidade/

 

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency