Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Como as células-tronco atuam no tratamento de doenças?

21 janeiro 2020

Avanços tecnológicos com células-tronco aprimoram o tratamento de doenças incuráveis.

Sabe-se que as células-tronco são células não especializadas das quais derivam todas as células especializadas. Isto é, elas têm o potencial de se tornarem um dos 200 tipos de células no organismo (um grande avanço no tratamento de doenças), podendo ser: 

  • células sanguíneas; 
  • nervosas;
  • musculares;
  • cardíacas;
  • glandulares; e 
  • cutâneas. 

Como elas podem ser estimuladas a se converterem em alguma especialidade, a medicina busca realizar tratamento de doenças com as células-tronco.

Segundo estudos, a célula-tronco pode ser obtida do sangue no cordão umbilical de um bebê após o parto, da medula óssea – através de transplante -, ou do sangue. É preferível que se obtenha através do sangue se comparado à medula óssea, pois o procedimento é menos invasivo, e a quantidade de células sanguíneas volta ao normal mais rapidamente. 

O transplante de células-tronco

O transplante de células-tronco pode ser utilizado como parte do tratamento de doenças do sangue, como: 

  • leucemia; 
  • linfomas;
  • anemia aplásica;
  • talassemia;
  • anemia falciforme; e
  • algumas doenças metabólicas congênitas ou decorrentes de imunodeficiência.

Ocasionalmente, os transplantes de células-tronco podem ser usados para tratar câncer em órgãos, como o câncer de mama ou o neuroblastoma (um câncer infantil comum, que se desenvolve nos tecidos nervosos). 

Além disso, estudos atuais buscam encontrar uma solução para o tratamento de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, com a utilização do transplante de células-tronco. Segundo pesquisas, cerca de 30 a 40% dos indivíduos que tiveram um linfoma e 20 a 50% que tiveram leucemia ficam livres do câncer após o transplante de células-tronco

Novo método para extrair célula-tronco

Conforme citado acima, tínhamos três maneiras de obter células-tronco nos últimos anos. Entretanto, pesquisadores dos Estados Unidos tiveram, atualmente, resultados positivos em uma experiência com células-tronco extraídas da pele. Essa descoberta tem o potencial de tratar com sucesso doenças até agora incuráveis.

No estudo, os cientistas “reprogramaram” células adultas em células-tronco pluripotentes (iPSC, na sigla em inglês). As células pluripotentes possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta

Segundo pesquisadores, de cada 1.000 células adultas apenas uma ou duas chegam a ser iPSC. E, durante os estudos, encontraram uma maneira de acelerar drasticamente esse processo, conforme a melhora da segurança desta tecnologia para aplicações clínicas.

Com o avanço da tecnologia e a nova descoberta de extração das células-tronco, a medicina está cada vez mais próxima do tratamento de doenças que, até então, são consideradas sem cura. Ou seja, essa descoberta está transformando o futuro da medicina!

Conheça a Cryogene

Sabia que as células-tronco têm a possibilidade de proporcionar alternativas de tratamentos para o seu bebê?

Armazene as células-tronco do bebê obtidas através da coleta de sangue do cordão umbilical e placentário, no momento do parto.

Ainda não sabemos a que ponto a tecnologia chegará, mas hoje já vemos aplicabilidade das células tronco em tratamentos de saúde. E, a cada ano, novidades são apresentadas. Saiba mais aqui!

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency