Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Por que armazenar células-tronco do cordão umbilical?

17 fevereiro 2020

Doação de células-tronco do cordão umbilical pode ajudar em tratamento de doenças.

As células-tronco do cordão umbilical, assim como as encontradas na medula óssea e no sangue da corrente sanguínea são chamadas de hematopoéticas.

Essas células são capazes de realizar regeneração, e podem ser usadas em transplantes para pessoas com doenças do sangue, como a leucemia. Além disso, a célula-tronco do cordão umbilical tem um benefício a mais: como o sangue de cordão do recém-nascido tem  pouco contato com meio externo, é possível fazer transplantes até para pessoas incompatíveis.

Como armazenam as células-tronco?

O armazenamento é feito com crioprotetor em temperatura baixíssima (-196 °C) em nitrogênio líquido. Esse contexto faz as células durarem, no mínimo, duas décadas. Os bancos devem atender a critérios técnicos determinados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que seja garantida a qualidade e a segurança das células disponibilizadas.

Para que serve?

As células presentes no sangue do cordão umbilical possuem potencial terapêutico para o tratamento de doenças hematológicas e imunológicas.

O transplante de células estaminais hematopoiéticas é atualmente o único tratamento disponível para as doenças que causam disfunções hematológicas e do sistema imunitário, tais como: mielomas, leucemias, linfomas e neoplasias mieloproliferativas.

Onde e como doar?

A doação é realizada em maternidades credenciadas do programa Rede BrasilCord (existem 13 no Brasil). A coleta é feita de forma indolor e segura, logo após o nascimento do bebê. 

Nesse banco, as células poderão ser utilizadas por qualquer pessoa desde que haja compatibilidade sanguínea, ou mesmo pelo próprio doador ou por um parente seu. Esse tipo de armazenamento tem o custo coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Também é possível que seja realizada a coleta em clínicas particulares para o armazenamento de células-tronco.

Conheça a Cryogene

Sabia que as células-tronco têm a possibilidade de proporcionar alternativas de tratamentos para o seu bebê? Armazene as células-tronco do bebê obtidas através da coleta de sangue do cordão umbilical e placentário, no momento do parto!

Ainda não sabemos a que ponto a tecnologia chegará, mas, hoje, já vemos a aplicabilidade das células-tronco em tratamentos de saúde. E, a cada ano, novidades são apresentadas. Saiba mais aqui!

 

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency