Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Andador é perigoso? Entenda o medo de pais e especialistas

27 outubro 2021

Alguns países já baniram o uso dele ao considerar que o andador é perigoso

 

Entre eles chegou a estar o Brasil. A proibição ocorreu após um processo que a Associação Brasileira de Pediatria moveu para que este objeto parasse de ser comercializado devido ao risco e falta de segurança do equipamento. 

O andador para bebês era muito popular por promover liberdade ao bebê e dar um “suporte” para que o ajudasse a dar os primeiros passos. Existiam centenas de modelos, alguns com atividades que o bebê poderia executar enquanto andava, sobre uma espécie de prancheta. 

O objeto também proporcionava maior liberdade aos pais que se sentiam seguros para deixar a criança nele, enquanto fazia tarefas do cotidiano. Isso porque a largura do andador garantia que o bebê não pudesse passar por portas, ficando confinado a um determinado ambiente. 

Porém, as vantagens acabam aí. À medida em que pesquisas foram feitas, os perigos ocultos dos andadores foram evidenciados. O primeiro alerta está relacionado ao uso constante. Quando um bebê permanece no andador por muitas horas seguidas, exerce uma pressão sobre a coluna que ainda não está preparada para tamanho peso por tempo prolongado. 

São frequentes também relatos de crianças que sofreram acidentes e quedas estando no andador, causando traumatismo craniano. Isso porque o objeto não previne que o bebê possa eventualmente tropeçar em algo que esteja no chão. Nesse caso, ele cairá sem qualquer apoio e tem grandes chances de bater a cabeça.

Um teste realizado pelo Inmetro avaliou diversos parâmetros dos andadores, inclusive a prevenção de quedas, reprovou todas as 10 marcas por não conformidade, considerando este um produto inseguro para consumo. Outros critérios importantes não atendidos por muitos fabricantes falam a respeito do assento e de aberturas que poderiam causar ferimentos nos bebês. 

Ao invés de agir como um facilitador, o andador retarda o desenvolvimento do caminhar da criança, pois seus músculos não se fortalecem o suficiente para dar os primeiros passos independentemente. 

Entretanto, o produto voltou a ser comercializado e hoje pode ser encontrado facilmente em diversas lojas online, mesmo diante da não recomendação da Associação Brasileira de Pediatria que entende que o andador é perigoso e desnecessário.

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency