Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Puerpério é um momento importante para novas mães.

31 outubro 2018

Saiba os cuidados e as mudanças que ocorrem com as mães durante o puerpério.

O puerpério é o período pós-parto, onde ocorrem várias mudanças físicas e psicológicas nas novas mães, em um curto período de tempo. Esse momento é importante e exige cuidados, ao mesmo tempo em que a chegada do bebê enche a família de alegrias.

Neste período é normal que muitas mulheres se sintam inseguras. Afinal, além de toda a preocupação e cuidados com a saúde do recém-nascido, elas precisam cuidar delas mesmas neste período intenso.

 

QUANTO TEMPO DURA O PUERPÉRIO?

O puerpério dura aproximadamente 45 dias, e varia conforme a amamentação. Ele vai desde o dia do parto, até a volta da menstruação.

O período se divide em 3 etapas:

– Puerpério imediato: Do 1º ao 10º dia do parto

– Puerpério tardio: Do 11º ao 42º dia do parto

– Puerpério remoto: A partir do 43º dia do parto

 

CUIDADOS DURANTE O PUERPÉRIO

PARTO NORMAL

Se houve corte próximo à vagina, é importante manter a cicatriz limpa, lavando com sabonete durante o banho e após as necessidades. A região pode ficar dolorida, e os pontos devem cair sozinhos.

CESARIANA

Mantenha a cicatriz sempre limpa, lavando com sabonete durante o banho e secando bem. Geralmente os pontos são retirados entre 8 e 10 dias após o parto.

OUTROS CUIDADOS

Como o útero está voltando ao tamanho normal, é comum ter cólicas nesse período. Elas podem amentar durante a amamentação.

Durante aproximadamente 1 mês pode sair uma secreção pela vagina, que no início é como um sangramento, e depois vai clareando e diminuindo.

Durante o período do puerpério a mulher não deve manter relações sexuais, para que o organismo se recupere. Como a vagina fica ressecada, poderá haver desconforto e com o tempo o corpo volta ao normal.

É muito importante nesse período o acompanhamento da saúde da mulher com o médico responsável, que deverá ser acionado sempre que houver qualquer sintoma mais grave.

 

CRYOGENE

A Cryogene agrupa todo o conhecimento e experiência internacionalmente disponível para proporcionar o mais seguro, responsável e atualizado serviço de armazenamento de células-tronco.

Somos o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Autólogo do Brasil a obter a certificação ISO.

Saiba mais aqui:

http://www.cryogene.com.br/index.php/credibilidade/

 

Fontes:

https://www.tuasaude.com/puerperio/

http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50212-puerperio-periodo-pos-parto-requer-cuidados-especiais

 

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency