Selo 12 Anos Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Transplante de células-tronco interrompe avanço da esclerose múltipla

31 julho 2017

Em 46% dos pacientes que realizaram transplante de células-tronco, os sintomas estacionaram por até 5 anos.

Transplante de células-tronco

Transplante de células-tronco

Estima-se que cerca de 2,3 milhões de pessoas sofrem de esclerose múltipla em todo o planeta. Uma das doenças neurodegenerativas mais devastadoras, a esclerose não tem uma causa definida e é de difícil diagnóstico.

Na esclerose múltipla, o sistema imunológico do paciente ataca a bainha de mielina, que é como um revestimento das fibras nervosas. Isso provoca curto-circuitos que embaralham o fluxo de sinais entre o cérebro e o resto do corpo. É aí que acontecem os problemas como tremores e espasmos, fadiga, dificuldades visuais, e nos casos mais graves, problemas cognitivos.

Mas um estudo publicado recentemente pelo periódico científico JAMA Neurology trouxe esperança para os portadores de esclerose múltipla. Um tratamento radical pode interromper a progressão da doença por até 5 anos.

 

RESET DO SISTEMA

A ideia do tratamento é algo como reiniciar o sistema imunológico dos pacientes, interrompendo o ataque à bainha de mielina de seus nervos.

Os médicos primeiro estimulam o corpo do paciente a liberar células-tronco hematopoiéticas na corrente sanguínea, de onde são colhidas. Depois, com uma agressiva quimioterapia, destroem o sistema imunológico do paciente, e utilizam as células-tronco colhidas anteriormente para reconstruí-lo. Caso este procedimento se mostre efetivo, células-tronco armazenadas no nascimento poderão ser utilizadas neste tratamento no futuro.

O problema é que os pacientes ficam muito vulneráveis e expostos a infecções. Dos 281 pacientes do estudo, 8 morreram em até cem dias após o procedimento. Por outro lado, em 46% dos pesquisados os sintomas estacionaram por até 5 anos.

 

ARMAZENAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO

A Cryogene agrupa todo o conhecimento e experiência internacionalmente disponível para proporcionar o mais seguro, responsável e atualizado serviço de armazenamento de células tronco aos pacientes. Foi o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Autólogo do Brasil a obter a certificação ISO.

 

 

fonte:

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/transplante-de-celulas-tronco-interrompe-avanco-da-esclerose-multipla-20955575

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009
WhatsApp: (41) 99977-3908

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009
WhatsApp: (41) 99977-3908 cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency