Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Técnica utiliza células-tronco para criar células com função cardíaca

08 novembro 2012

Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo método que utiliza as células-tronco para criar células que imitam as ações essenciais do coração.

A pesquisa pode levar a novos tratamentos para pessoas que sofrem de arritmia, irregularidade em impulsos elétricos do coração que pode prejudicar a habilidade do coração para bombear o sangue.

As células apresentam actividade semelhante à taxa de batimento cardíaco da maioria das pessoas em repouso. Aos 60 batimentos por minuto, a transmissão do impulso elétrico das células manipuladas no estudo é 10 vezes mais rápido que na maioria dos outros estudos com células-tronco.

“Até à data, a maioria dos estudos com células-tronco pluripotentes induzidas derivadas de células musculares cardíacas têm-se centrado na análise da função de uma única célula. Para potenciais terapias de regeneração cardíaca baseadas em células-tronco, no entanto, é fundamental o desenvolvimento de tecidos multicelulares que funcionam como uma unidade”, observa o autor sênior Todd J. Herron.

Para o trabalho, Herron e seus colegas utilizaram células-tronco geradas a partir de biópsias de pele para criar um grande número de células do músculo cardíaco que podem transmitir impulsos elétricos uniformes e funcionam como unidade.

Além disso, a equipa projectou uma plataforma de imagem fluorescente para medir a actividade eléctrica das células.
Os autores notaram que a velocidade das células cardíacas manipuladas, enquanto mais rápida do que o relatado em pesquisas anteriores, ainda é mais lenta do que a velocidade observada no coração de um adulto. A velocidade é comparável às células de roedores comumente utilizados em testes.

O novo método pode ser facilmente aplicado em laboratórios de pesquisa cardíaca e abre a porta para o uso de células-tronco cardíacas modificadas na investigação de doenças, testes de novos tratamentos e terapias para reparar músculo cardíaco danificado.

 

Fonte: RCM Pharma

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency