Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Parto prematuro: estudo mostra que uso de progesterona durante a gravidez pode evitar esse mal

14 março 2018

O parto prematuro pode ser evitado com a suplementação de progesterona durante a gravidez.

A suplementação com progesterona durante a gravidez pode prevenir o parto prematuro em gestantes que têm o colo do útero curto. Esse caminho foi apontado na pesquisa publicada no final de 2017 no American Journal of Obstetrics & Gynecology.

Com a participação do médico brasileiro Eduardo Fonseca, da Universidade Federal da Paraíba, aproximadamente 1000 mulheres nessa condição foram observadas. Os acadêmicos recomendaram que a suplementação seja adotada universalmente, pois não traz prejuízos ao bebê.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), aproximadamente 15 milhões de bebês nascem em parto prematuro. Dentre as causas mais comuns estão hipertensão, diabetes, bolsa rosa e gestação gemelar.

COMO A SUPLEMENTAÇÃO COM PROGESTERONA PODE EVITAR O PARTO PREMATURO

A progesterona é produzida pelos ovários antes da gestação, e pela placenta após a 8ª semana de gravidez. Ela aumenta o limiar de contrações evitando que as prematuras desencadeiem o parto, e também tem efeito anti-inflamatório local, que pode agir nas pacientes com colo do útero curto.

O resultado é melhor quando a progesterona é inserida no canal vaginal, aumentando a absorção quando ela passa pelo útero e pelo colo. Quando a medicação é tomada, passa primeiro pelo fígado e é metabolizada, e pode causar mais efeitos colaterais como sono, náuseas e vômitos.

A suplementação com progesterona pode ser prescrita para mulheres que já tiveram parto prematuro anteriormente. O estudo mostrou que a progesterona tem a mesma eficácia dos corticoides usados para conter as complicações respiratórias dos prematuros.

Com a suplementação nesse grupo específico, os pesquisadores conseguiram reduzir o parto prematuro entre 40 e 50%. E diminuíram também as complicações de curto prazo, principalmente nos partos que ocorrem antes da 35ª semana.

Algumas instituições brasileiras já adotaram a recomendação, como a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a Universidade de São Paulo (USP), a Escola Paulista de Medicina e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CONHEÇA A CRYOGENE

As células-tronco têm a possibilidade de proporcionar alternativas em tratamentos para o seu bebê.

Saber que as células tronco de seus descendentes podem ser armazenadas em um banco seguro e confiável – e prontas para serem utilizadas em tratamentos – é a maior motivação para a contratação dos serviços da Cryogene.

Ainda não sabemos a que ponto a tecnologia chegará, mas hoje já vemos aplicabilidade das células tronco em tratamentos de saúde e a cada ano novidades são apresentadas.

Saiba mais aqui: http://www.cryogene.com.br/index.php/por-que-contratar/

 

Fonte:

https://bebe.abril.com.br/gravidez/progesterona-gravidez-prevenir-partos-prematuros/

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency