Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Exames pré-natal: Saiba por que eles são tão importantes.

25 setembro 2018

Saiba quais são os principais exames pré-natal e quando eles devem ser feitos para uma gestação mais tranquila e saudável.

Os exames pré-natal auxiliam no bom desenvolvimento do bebê e preservam a saúde da mãe, contribuindo para uma gestação mais segura.

A gravidez é um momento muito especial. E como envolve uma série de mudanças hormonais e particularidades para o desenvolvimento do bebê, ela exige uma série de exames específicos, que são os chamados exames pré-natal.

O Brasil reduziu a taxa de mortalidade materna em 43% entre os anos de 1990 e 2013. Mas apesar de termos um dos menores índices da América Latina, ele ainda é considerado alto quando comparado com os de países desenvolvidos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), foram registradas em nosso país 289 mil mortes maternas por complicações na gravidez e no parto em 2013.

Para que estes números continuem caindo, é importante que as gestantes façam todos os exames pré-natal durante a gravidez. Eles são oferecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Veja quais são os exames pré-natal:

PRIMEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ

– Hemograma, tipagem sanguínea e fator Rh Coombs indireto (se for Rh negativo);

– Glicemia em jejum;

– Teste rápido de triagem para sífilis e/ou VDRL;

– Teste rápido para HIV;

– Toxoplasmose IgM e IgG;

– Sorologia para hepatite B;

– Urocultura + sumário de urina;

– Ultrassonografia (exame morfológico);

– Exame citopatológico de colo de útero (quando houver indicação clínica);

– Exame da secreção vaginal (quando houver indicação clínica);

– Exame parasitológico de fezes (quando houver indicação clínica).

SEGUNDO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ

– Teste de tolerância para glicose, se a glicemia estiver acima de 85mg/dl ou se houver fator de risco para diabetes. Este exame deve ser realizado preferencialmente entre a 24ª e a 28ª semana;

– Coombs indireto (se for Rh negativo).

TERCEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ

– Hemograma e fator Rh Coombs indireto (se for Rh negativo);

– Glicemia em jejum;

– Teste rápido de triagem para sífilis e/ou VDRL;

– Teste rápido para HIV;

– Sorologia para hepatite B;

– Toxoplasmose IgM e IgG (se IgG negativo na primeira consulta);

– Urocultura + sumário de urina.

OUTROS EXAMES PRÉ-NATAL

Além dos exames oferecidos pela rede pública de saúde, existem outros exames pré-natal na rede particular que podem indicar qualquer má-formação ou instabilidade na saúde do feto:

Perfil bioquímico (Fração Livre BHCG e PAPP-A): O exame morfológico diagnostica 90% dos casos de síndrome de Down. Com o perfil bioquímico, chega-se a 96%. Quando recomendado, deve ser realizado entre a 10ª e a 14ª semanas.

NIPT (DNA Fetal no Sangue Materno): É um exame de sangue que detecta 99,9% dos casos de síndrome de Down sem trazer risco para o feto. Pode ser feito a partir da décima semana.

Doppler Colorido das Artérias Uterinas: É associado ao exame morfológico do primeiro trimestre para rastrear o risco de pré-eclâmpsia.

Avaliação do Colo Uterino Via Transvaginal: A avaliação detecta se o colo uterino for curto, situação que pode levar a um parto extremamente prematuro.

 

CRYOGENE

A Cryogene agrupa todo o conhecimento e experiência internacionalmente disponível para proporcionar o mais seguro, responsável e atualizado serviço de armazenamento de células-tronco. Somos o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Autólogo do Brasil a obter a certificação ISO.

Saiba mais aqui:

http://www.cryogene.com.br/index.php/credibilidade/

Fonte:

https://saude.abril.com.br/medicina/pre-natal-quais-sao-os-exames-que-toda-gravida-deve-fazer/

 

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency