Selo Pequeno Principe

41. 3014-3009

#
#

Cuidados com a moleira do recém-nascido.

20 julho 2018

Saiba os cuidados com a moleira do recém-nascido e conheça suas principais funções.

Ela não é tão frágil quanto parece, mas são precisos alguns cuidados com a moleira do recém-nascido. Leia este texto até o final para entender as particularidades, as funções e alguns sinais dessa parte tão importante do desenvolvimento do bebê.

Também chamada de fontanela pelos médicos, na verdade são duas as moleiras nos bebês. A menor geralmente nem é notada pelos pais, e fica na parte de trás da cabeça. Já a maior fica no alto da cabeça, e é a que todos conhecem.

O tamanho da moleira varia de bebê para bebê, mas em geral tem o tamanho equivalente a duas ou três vezes o polegar de um adulto.

FUNÇÃO DA MOLEIRA

A principal função da moleira é facilitar a passagem da cabeça do bebê na hora do parto. Ela permite que a caixa craniana se contraia, já que o crânio é um conjunto de ossos unidos por tecidos resistentes e elásticos, como as moleiras.

Outra função importante da moleira é proteger o cérebro enquanto ele se desenvolve, até que os ossos cranianos se unam, por volta dos 15 meses de vida.

Durante esse período, o perímetro da cabeça do bebê cresce cerca de 10 centímetros. Isso é o mesmo tanto que ele crescerá durante os 20 anos seguintes!

O tecido da moleira é tão resistente quanto uma lona, então o cérebro da criança está bem protegido nesse primeiro ano de vida. Mas é importante fazer o acompanhamento com o pediatra, que fará a verificação das moleiras e do desenvolvimento do bebê.

SINAIS IMPORTANTES

Alguns sinais da moleira podem identificar cuidados e o bebê deve ser encaminhado para o pediatra:

– Se a moleira estiver um pouco levantada e acompanhada de febre, pode ser um sintoma de meningite;

– Se estiver um pouco afundada e acompanhada de diarreia, pode indicar desidratação;

– Se a moleira fechar antes dos 6 meses pode sinalizar algum problema congênito, e em alguns casos é necessária cirurgia para permitir o crescimento do cérebro;

– Já se a moleira demorar para fechar, pode indicar hidrocefalia, que é o acúmulo exagerado de água no cérebro;

– A pulsação da moleira é normal, causada pela pressão arterial no cérebro. Ela se intensifica quando a criança chora, e só deve preocupar se for muito forte e acompanhada de febre.

CRYOGENE

A Cryogene agrupa todo o conhecimento e experiência internacionalmente disponível para proporcionar o mais seguro, responsável e atualizado serviço de armazenamento de células-tronco. Somos o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Autólogo do Brasil a obter a certificação ISO.

Saiba mais aqui:

http://www.cryogene.com.br/index.php/credibilidade/

Fonte:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI21424-15130,00-CUIDADOS+COM+A+MOLEIRA+DO+BEBE.html

Receba nosso newsletter

Cryogene® - Criogenia Biológica Ltda.

Rua Olavo Bilac, 524 - Batel - Curitiba - PR - CEP 80440-040

Fone: (41) 3014-3009

Entre em contato

Fone: (41) 3014-3009 | cryogene@cryogene.com.br

Facebook Explay Web Agency